Os anúncios gráficos podem ser recursos incrivelmente eficazes para adquirir novos clientes, mas anúncios mal projetados não o beneficiarão muito.
Para campanhas bem-sucedidas, você deve otimizar o design do anúncio gráfico de várias maneiras. Aqui estão sete dicas de anúncios gráficos para ajudar você a gerar mais conversões!
1. Inclua um logotipo, USP e CTA
Não importa o que você anuncie, há três componentes que todos os seus anúncios gráficos devem ter: um logotipo, uma proposta de venda única (USP) e uma frase de chamariz (CTA). Incluir seu logotipo ajuda a garantir que você associe sua marca ao seu anúncio. Dessa forma, mesmo que as pessoas não cliquem, elas se lembrarão de qual empresa ofereceu o produto ou serviço. A USP é essencialmente o seu ponto de venda. Ele informa aos usuários o que você está oferecendo.
Seu USP é onde você deixa claro o que eles ganham ao clicar em seu anúncio. Por fim, o CTA é o botão no qual os usuários podem clicar para ir ao seu site. Geralmente diz algo como “Navegue em nossa loja aqui!” ou “Conclua sua compra”.
2. Marque-se com cores contrastantes
Marcar a si mesmo é absolutamente crítico para sua estratégia de publicidade gráfica. Se você não comunicar exatamente quem você é, pode ser fácil para os usuários esquecerem o anúncio que viram. Quando eles se lembram de você, porém, há uma chance de que eles voltem mais tarde para se converter. Um dos melhores métodos de criar sua própria marca é usar um esquema de cores da marca em seus anúncios.
Se sua empresa tiver um conjunto específico de cores que você usa em seu site e marketing, convém usar essas cores no design de seu banner. Se não houver um conjunto específico de cores associado a você, a cor ainda pode ser sua aliada. Tente usar cores contrastantes para ajudar seu anúncio a se destacar na página e considere usar essas mesmas cores em todo o marketing como uma forma de representar sua marca.
3. Mantenha as coisas simples com espaço negativo
Uma das piores coisas que você pode fazer para o design do seu anúncio gráfico é complicar demais seus anúncios. Você não quer que os usuários fiquem sobrecarregados com o que veem, mas se seus anúncios estiverem repletos de texto e ícones chamativos, eles ficarão. Para evitar esse problema, mantenha seus anúncios o mais simples possível. Minimize a quantidade de conteúdo dentro da caixa.
Uma tática fantástica é simplesmente empregar bastante espaço negativo, isto é, espaço não realmente preenchido com nada. O anúncio ideal pode ter nada mais do que seu logotipo, uma sinopse de texto de uma linha e um botão CTA. O restante do espaço deve ser ocupado exclusivamente pelo seu plano de fundo. Isso deixa claro para os usuários exatamente onde seus olhos devem ir.
4. Minimize o tempo de carregamento da página
Você sabia que 83% dos usuários esperam que as páginas que visitam sejam carregadas em três segundos ou menos? Isso significa que, se uma página demorar mais do que isso, a maioria das pessoas apertará o botão “voltar” antes mesmo de terminar de carregar, e é por isso que seus anúncios devem carregar o mais rápido possível. Se um anúncio demorar muito para carregar, ele pode tornar toda a página em que aparece lento. Embora possa ser benéfico em alguns casos incluir vídeos ou outros gráficos em movimento em seus anúncios, eles geralmente diminuem a velocidade da página o suficiente para impedir que os usuários permaneçam tempo suficiente para ver seu anúncio. Tente criar anúncios que carreguem de forma rápida e contínua, para que os usuários não respondam negativamente a eles.
Se você mantiver seus designs de banners simples, conforme recomendado na dica anterior, isso não deve ser muito difícil.
5. Implemente um design responsivo
Nem todo mundo que vê um de seus anúncios o verá no mesmo site ou mesmo no mesmo tipo de dispositivo. Um site pode exibir anúncios em banner com uma caixa de tamanho diferente de outro, e sua versão para celular pode usar dimensões diferentes da versão para computador. É por isso que você precisa usar design responsivo em seus anúncios. O design responsivo refere-se a uma estrutura que muda dependendo do contexto do anúncio.
Assim como um site pode mudar seu layout dependendo do tamanho e formato da tela em que aparece, os anúncios também podem se redimensionar. Com o design responsivo, você poderá garantir que seus anúncios sejam igualmente eficazes para todos os públicos.
6. Use imagens e gráficos personalizados
Imagens e gráficos são quase sempre uma adição útil ao design do seu anúncio gráfico. Como os anúncios gráficos são inerentemente visuais, nem sempre faz sentido limitar-se apenas ao texto. Se você tiver uma imagem apropriada para incluir, inclua-a. Em alguns casos, essas imagens podem ser de produtos específicos.
Outras vezes, podem ser fotos mais genéricas, como um grupo de pessoas sorridentes ao fundo. Ou talvez não sejam fotos, mas arte criada digitalmente com o objetivo simplesmente de contribuir com a estética do anúncio. O que quer que as imagens representem, incluí-las é uma ótima maneira de atrair os olhos dos usuários e transmitir uma atitude ou ideia específica.
7. Redirecione para públicos e usuários específicos
Você já ouviu falar em retargeting ? É onde você segmenta anúncios para usuários com base em suas ações anteriores, como visitar seu site ou pesquisar uma determinada palavra- chave no Google. Quando você usa o retargeting em sua estratégia de publicidade gráfica, pode abrir novas oportunidades de design para seus anúncios. Por exemplo, digamos que alguém visita seu site e começa a fazer uma compra, mas não conclui.
Você pode segmentar um anúncio gráfico para esse usuário que o incentive a concluir a compra, e o anúncio pode apresentar o produto exato que ele estava comprando. A especificidade que vem com o retargeting significa que seus designs de banner podem ser muito mais exatos sobre o que eles anunciam.