O que é branding?
Branding é essencialmente o processo de desenvolvimento da imagem e identidade da sua empresa. Sua marca é o rosto que você apresenta ao mundo. É o que seu público imagina sempre que pensa em você.
Coisas que influenciam na sua marca incluem:
- Valores
- Tom (profissional, amigável, elite, etc.)
- Aparência visual (cores, estilos de design, etc.)
- E mais!
No final das contas, a maneira mais simples de pensar em branding é focando em mostrar quem você é .
O que é marketing?
Marketing é o processo de promover ativamente seu negócio para públicos específicos. Você se concentra em persuadir clientes em potencial a comprar seus produtos ou usar seus serviços.
Alguns exemplos de marketing incluem:
- Exibindo anúncios de banner online
- Envio de e-mails promocionais
- Exibição de comerciais na TV
- Postar sobre sua empresa nas redes sociais
- E mais!
O objetivo do marketing é levar os usuários a se converterem em clientes, gerando assim receita para sua empresa.
Saiba mais sobre marketing digital neste vídeo:
Branding vs. marketing: qual é a diferença?
Agora que abordamos o básico de branding e marketing, qual é a diferença entre os dois?
A maneira mais fácil de explicar a distinção é que sua marca é quem você é, enquanto seu marketing é o que você faz.
Sua marca é onde você constrói a imagem que deseja projetar para sua marca. Enquanto isso, o marketing é onde você realmente sai e anuncia essa imagem por meio de peças específicas de mídia.
Embora diferentes, os dois são muitas vezes interligados. Vejamos um exemplo da Apple. Parte da marca da Apple é que eles são inovadores. Eles passaram anos tornando essa característica uma parte fundamental de sua identidade: quando você pensa em Apple, pensa em tecnologia inovadora.
3 dicas para divulgar seu negócio
Agora que abordamos a distinção entre branding e marketing, você pode estar se perguntando como obter os melhores resultados de cada um deles. Branding e marketing têm muitas semelhanças, mas há certas coisas que você vai querer fazer para cada um.
Quando se trata de branding, existem algumas técnicas principais que você deve seguir. Aqui estão três maneiras de otimizar sua estratégia de branding!
1. Concentre-se no que o torna único
Uma das coisas mais importantes a considerar ao se marcar é o que faz você se destacar. Se você optar por construir sua marca em torno das mesmas qualidades de todas as outras empresas em seu setor e adotar a mesma abordagem, sua marca não se destacará.
Para que as pessoas se lembrem da sua marca, no entanto, ela precisa causar uma boa impressão. Portanto, enfatize as coisas que sua empresa faz de maneira diferente. Procure as maneiras pelas quais você se destaca da concorrência.
Ao construir sua marca em torno dessas qualidades (também conhecidas como propostas de venda exclusivas (USPs)) você ajudará sua marca a ficar na mente dos usuários e influenciar a maneira como eles pensam sobre sua empresa.
2. Crie uma marca visual
Sua marca consiste em muitas coisas, mas um dos elementos mais importantes é o seu design visual. A marca visual se aplica a várias facetas do seu marketing: seu site, seus materiais de marketing e até mesmo a embalagem do seu produto.
Ao otimizar seu design visual, você deve se concentrar em tudo, desde esquemas de cores até estilos de fonte. Cada componente visual do seu marketing pode contribuir para a sua marca.
O objetivo do branding visual é transmitir ideias específicas e ajudar os usuários a reter uma imagem clara de sua marca em suas mentes. Por exemplo, se você lida com o cuidado do gramado, pode usar muito verde em seu marketing para construir uma associação de marca entre sua empresa e o cuidado do gramado.
3. Seja consistente
Por fim, verifique se você é consistente com sua marca. Se você decidir identificar sua empresa como prestigiosa e sofisticada, não faça uma campanha de marketing que inexplicavelmente a retrate como casual e divertida. Certifique-se de manter o mesmo tom em toda a sua marca.
Isso vale para elementos mais detalhados também. Se você escolher um esquema de cores específico, tente permanecer fiel a esse esquema de cores. Não use amarelo e verde em todo o seu marketing, mas crie um site com vermelho e azul.