Vamos discutir como você pode encontrar seu público-alvo e aumentar as vendas e a receita do seu negócio:
1. Observe sua base de clientes existente
Se você não tiver certeza de como identificar seu público-alvo, poderá analisar seus clientes existentes.
Analisar quem já compra seus produtos e serviços pode fornecer informações valiosas sobre os tipos de consumidores que você deve segmentar com suas campanhas de marketing.
Você pode dar uma olhada em coisas como sua idade, localização e seus interesses.
Uma das melhores maneiras de avaliar seus clientes existentes é realizar pesquisas e adicionar algumas perguntas sobre os dados demográficos ou os interesses de seus clientes.
Depois de comprar um produto, você pode pedir feedback aos clientes ou realizar pesquisas em plataformas de mídia social para saber mais sobre seus clientes atuais. Você obterá alguns comentários valiosos sobre seus produtos e sua experiência de usuário .
2. Coloque-se no lugar do seu cliente
Às vezes, uma excelente maneira de encontrar seu público-alvo é se colocar no lugar do cliente para entender a perspectiva dele.
Para promover com sucesso sua marca para os consumidores, você deve entender seus problemas e preocupações , pontos problemáticos e desejos e necessidades. Pense em seus produtos e nos benefícios que eles podem oferecer aos consumidores. Pergunte a si mesmo:
- Qual problema esse produto está resolvendo?
- Quem estaria interessado neste produto?
- Quem poderia se beneficiar mais com este produto?
- Que preocupação este produto está resolvendo?
Use suas respostas a essas perguntas para ajudá-lo a encontrar seu público-alvo e identificar os consumidores que teriam mais interesse em comprar seus produtos e serviços.
3. Escopo da competição
É sempre uma boa prática manter o controle contínuo sobre seus concorrentes . Você também pode avaliar a concorrência para ajudá-lo a encontrar seu público-alvo.
Ao pesquisar para quem seus concorrentes estão promovendo seus produtos e como eles fazem isso, você pode identificar os tipos de consumidores que você deve segmentar. Como bônus, você pode encontrar oportunidades de como sua empresa pode preencher as lacunas.
Se seus concorrentes estão perdendo a segmentação de um grupo específico, você pode desenvolver estratégias de marketing para que esses consumidores fiquem um passo à frente.
Você também pode identificar oportunidades para desenvolver ainda mais suas campanhas de marketing digital para ofuscar a concorrência.
4. Analise os dados e o comportamento do consumidor
As plataformas de dados do consumidor e as ferramentas de rastreamento são úteis para ajudá-lo a saber mais sobre seus clientes e saber quais tipos de consumidores estão gastando mais tempo em seu site e fazendo compras.
Com ferramentas como o Google Analytics , você pode visualizar informações sobre seu público, como dados demográficos, qual conteúdo é o mais popular e em quais páginas eles passaram mais tempo.
Esses dados podem ajudar você a avaliar os tipos de consumidores que mais interagem com sua marca e entender melhor o conteúdo que ressoa com eles para que você possa aprender mais sobre seus interesses.
Com um software de marketing completo, como o MarketingCloudFX , você pode acompanhar os dados e o comportamento do consumidor, bem como ver quais campanhas de marketing estão gerando resultados para sua empresa, como os leads chegam ao seu site e muito mais.
Essencialmente, você pode identificar seu público-alvo e acompanhar suas estratégias de marketing em um só lugar.