Google Web Designer: conheça essa ferramenta

O Google Web Designer é uma plataforma que permite que usuários e desenvolvedores criem páginas e anúncios em HTML5 de maneira facilitada, visto o método de “arrastar e soltar” disponibilizado pela ferramenta. Mas, afinal, o que é a ferramenta e quais seus diferenciais?

Basicamente, o Google Web Designer permite que pessoas de diferentes perfis possam criar páginas e anúncios, levando em conta alguns conhecimentos de programação, para a elaboração de ads interativos e inserções na área do HTML. 

Neste artigo, você conhecerá mais sobre esse tema que é tão relevante dentro do cenário digital. Acompanhe a seguir!

O conceito de Google Web Designer 

O uso dessa ferramenta é para ações comerciais, ou seja, focadas na divulgação de uma empresa, produto e serviço para efetivar reconhecimento e vendas, visando o lucro por meio de estratégias online.

Mas, para entender como essa ferramenta funciona, é essencial compreender de forma prévia qual é o conceito de Google Web Designer e sua relação com a programação.

Basicamente, o Google Web Designer é um aplicativo online com a finalidade de oferecer para as empresas e criadores uma interface integrada em seu aspecto visual para criar materiais diversos, como banners, páginas de conversão e anúncios.

Para isso, ele possui um código para a elaboração mais facilitado, com mecanismos visuais de arrastar e soltar, além da linguagem padrão de HTML para a criação.

Assim, os usuários podem criar anúncios em HTML5, seja por meio de imagens, vídeos ou textos. 

Contudo, o uso dessa plataforma se mostra mais interessante ao permitir a criação de conteúdo a partir de ferramentas de texto, outros objetos, desenho e, até mesmo, material em 3 dimensões (3D). 

Isso possibilita conteúdos mais interativos e dinâmicos, como ações de modo animado, o que pode ser mais atrativo para o público, ampliando o alcance e atração – conforme o perfil que a marca almeja atingir.

A importância do Google Web Designer 

Antes de entender como utilizar essa ferramenta na prática, vamos compreender a importância do Google Web Designer para sua empresa, seja na criação de campanhas de marketing ou outras ações online.

Assim, de forma objetiva, os principais benefícios de utilizar a plataforma são:

  • Facilidade de criação de materiais;
  • Ideal para quem está começando na linguagem de programação;
  • Permite criar anúncios mais atrativos e competitivos;
  • Apresenta versatilidade e interatividade no uso;
  • Torna o site mais atraente e dinâmico;
  • Permite a criação de peças publicitárias.

É muito importante ressaltar que entre as funcionalidades do Google Web Designer temos a criação de um site responsivo, o que é fundamental para o ranqueamento no buscador.

Isso representa dizer que é possível desenvolver um site adaptado aos diferentes tipos de tela. 

Mais ainda, isso quer dizer que a empresa, por meio dessa plataforma, consegue ter um site com um bom layout, com acessibilidade e elevada adaptabilidade, se destacando dos concorrentes com uma plataforma de fácil usabilidade do próprio Google.

Isso ajuda a garantir que seu site seja atraente para o público-alvo, assim como que tenha um diferencial diante da concorrência no processo de leitura dos algoritmos.

Por isso, essa é uma excelente opção para o reconhecimento do seu negócio, independentemente do segmento em que você atua. 

Uso da ferramenta e funcionalidades

A partir da compreensão da importância dessa estratégia em sua empresa, vamos entender como é possível criar anúncios na prática? Confira a seguir. 

A criação de anúncios no ambiente web é fundamental quando falamos sobre a empresa ter um diferencial competitivo no mercado e se posicionar em um canal cada vez mais utilizado pelo público.

Assim, a plataforma auxilia no processo de inserção do negócio nos canais digitais.

Para isso, o primeiro passo é desenvolver o código de base do site/página. Aqui existe a visualização de código que é gerado pelo Google Web Designer para adaptações, pois isso possibilita a criação de arquivos diversos, seja em XML ou em JavaScript. 

Há também a possibilidade de preenchimento automático das informações necessárias, voltado para o favorecimento da escrita do código e redução de erros. 

Com a fase de organização visual finalizada, é possível adequar as informações e complementos para o site.

Outro ponto importante nesse momento é que por meio do Google Web Designer é possível inserir em seu site imagens, efeitos visuais, anúncios e, até mesmo, mapas com a localização, o que é bastante vantajoso ao pensar na navegação dos usuários.

No caso de anúncios em vídeo, é possível editar alguns clipes de áudio para um material mais atraente. 

Existe também o uso de fluxos de trabalho, que são avançados no processo de criação de conteúdo do Web Designer e facilitam a organização da equipe responsável por desenvolver as páginas e campanhas, permitindo a inclusão de ferramentas e plugins complementares como para personalizar a responsividade, e o devido controle do desenvolvimento do projeto.

Algumas vinculações dinâmicas do site ou de um feed também podem ser inseridas, de modo que você personalize os seus anúncios a partir do perfil do seu público-alvo. 

O melhor é que todas essas funcionalidades podem ser aproveitadas sem custo, porque o download do Google Web Designer é gratuito. 

Por isso, não perca mais tempo e passe a utilizar as funcionalidades que essa ferramenta pode trazer para sua empresa, promovendo designs mais interessantes, mesmo sem o pleno conhecimento de programação. Apesar disso, não deixe de contar com profissionais especializados para obter resultados ainda mais satisfatórios.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *