O remarketing pode ser extremamente eficaz, mas requer um planejamento cuidadoso para funcionar bem. Assim como em qualquer campanha publicitária, você precisará ficar de olho em suas análises e fazer os ajustes necessários. Pode levar algum tempo, mas essas práticas recomendadas gerais de remarketing ajudarão você a criar uma campanha de remarketing valiosa para sua empresa.
1. Segmente o público com base na intenção do usuário
A segmentação adequada é fundamental para o sucesso de seus esforços de remarketing. A melhor maneira de fazer isso é dar uma olhada geral em seu site e agrupar mentalmente suas páginas de acordo com algumas categorias diferentes, páginas de produtos/serviços, páginas informativas, páginas de recursos, sua página inicial e assim por diante. Em seguida, você deseja determinar a intenção do usuário em relação a esses agrupamentos de páginas de seu site de venda de chácara no interior.
Continuando com os grupos de páginas acima, por exemplo, os usuários em suas páginas de produtos/serviços provavelmente estão mais próximos da conversão, enquanto os usuários em sua página inicial podem estar visitando sua empresa pela primeira vez. Se você configurar públicos de redirecionamento com base nesses grupos de páginas, poderá adaptar seus anúncios para corresponder à intenção do usuário. Você pode querer que seus anúncios de vendas mais agressivos tenham como alvo seu público-alvo de “página de produto/serviço”, enquanto você pode oferecer recursos adicionais para seu público-alvo de “página inicial” em vez de impulsionar as vendas neles.
Segmentar adequadamente seu público de acordo com a intenção do usuário é uma ótima maneira de aumentar sua eficácia quando se trata de campanhas de retargeting.
2. Coloque um limite de frequência em sua campanha de retargeting
Essa é uma das etapas mais importantes de todo o remarketing. O Google permite que você imponha um limite de frequência em sua campanha de remarketing para que os usuários não sejam atingidos por seus anúncios 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode escolher um limite mensal, semanal ou diário, mas quase sempre deve errar do lado conservador. Os usuários da Internet esperam anúncios, mas eles vão notar se estiverem vendo anúncios da “Joe’s Body Shop” 5 vezes ao dia. O Google AdWords controla seus dados de frequência, portanto, se você não tiver certeza de onde exatamente deve definir sua frequência, poderá sempre aumentar ou diminuir o limite depois de ter alguns dados para analisar.
3. Não desperdice dinheiro com usuários que já converteram
Este é um que é fácil de esquecer. Após a conversão de um usuário (por meio de sua campanha de remarketing ou de outra forma), ele ainda fará parte de qualquer lista de público à qual foi adicionado inicialmente até que o cookie expire. Isso significa que, mesmo após a compra de um produto específico, eles ainda podem ver anúncios desse produto, o que é um desperdício de seu orçamento de publicidade.
É aqui que “queimar pixels” se torna útil. São pixels de rastreamento que removem usuários de uma determinada lista de remarketing. É fácil resolver esse problema com o Google.
Você pode simplesmente criar uma nova lista de remarketing composta por usuários que realizaram conversões. Em seguida, você pode carregar essa lista como um “público negativo” em sua campanha de remarketing para que os usuários que já converteram não sejam segmentados por essa campanha específica. Você pode até dar um passo adiante aqui e segmentar os usuários já convertidos com novos anúncios, seja vendendo-os, oferecendo outros recursos ou qualquer outra coisa que você queira que eles vejam.
4. Envie tráfego de remarketing para páginas de destino personalizadas
Essa dica se aplica a qualquer campanha de publicidade on-line, mas é ainda mais aplicável quando se trata de públicos de remarketing. Se você estiver executando uma campanha normal do AdWords, poderá criar páginas de destino personalizadas para os usuários com base nas palavras-chave que cada anúncio segmenta. Com as campanhas de remarketing, você pode fazer o mesmo, mas com base no comportamento anterior , que geralmente é uma base mais sólida para a relevância da página de destino.
Como você sabe que eles já estiveram em uma determinada seção do seu site, você pode ter ainda mais certeza de que sabe o que eles querem ver em uma página de destino. Reservar um tempo para configurar páginas de destino adequadas para suas campanhas de remarketing pode resultar em algumas das taxas de conversão de páginas de destino mais altas que você já viu!