Em 2021, a otimização da velocidade do site é essencial se você deseja construir um negócio online de sucesso. O motivo é que a velocidade do site afeta a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO), a experiência do usuário , as taxas de rejeição e, o mais importante, as taxas de conversão.
No entanto, um estudo recente sugere que o tempo médio necessário para carregar completamente uma página da Web é de 10,3 segundos no computador e 27,3 segundos no celular.
Em outras palavras, os proprietários de sites ainda estão lutando para otimizar as páginas de seus sites. Aqui estão alguns dos problemas mais comuns que podem deixar um site lento e soluções das quais todo proprietário de site pode se beneficiar.
Serviços de hospedagem de baixa qualidade.
A otimização da velocidade do site começa muito antes de você ter um site real. Encontrar um provedor de serviços gerenciados (MSP) de alta qualidade e escolher o serviço de hospedagem correto é tão importante quanto aplicar qualquer uma das técnicas futuras. Em alguns casos, atualizar para um plano de hospedagem melhor ou migrar para outro MSP pode resolver os problemas de desempenho do seu site.
É por isso que confiar em um serviço barato de hospedagem compartilhada não é a melhor base para construir seu site. Além disso, a hospedagem compartilhada tem suas desvantagens: você compartilhará recursos do servidor (processador e memória) com outros sites. E o pior é que esses recursos não serão distribuídos uniformemente. Como resultado, a velocidade do seu site pode ser afetada devido à falta de recursos.
As soluções:
- Escolha um provedor de serviços gerenciados de alta qualidade.
- Escolha uma solução de hospedagem escalável que possa garantir disponibilidade, segurança e desempenho (Cloud, VPS, Servidor Dedicado, Colocation).
- Certifique-se de que você pode contar com suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Falta de uma camada de cache
De todas as técnicas de otimização de velocidade do site, o cache é provavelmente a mais importante. Cache é o processo de armazenar uma cópia dos arquivos do seu site em um local chamado cache da web.
Sem cache, o navegador do cliente precisa solicitar os ativos do seu site (HTML, CSS, JS) do servidor de origem todas as vezes, em vez de acessá-los de um cache local ou intermediário. Essa falta de camadas de cache pode levar a tempos de resposta mais lentos, pois os servidores têm um limite no número de solicitações que podem manipular simultaneamente. Depois que esse limite é atingido, cada solicitação entra em uma fila, resultando em tempos de carregamento mais longos.
As soluções:
- Configure as regras de cache manualmente: você pode gerenciar a política de cache do seu site por meio dos cabeçalhos HTTP. Você pode modificá-los através da configuração do seu servidor web.
- Utilize uma rede de entrega de conteúdo (CDN).
- Use plugins de cache para automatizar o processo de cache.
Imagens não otimizadas
Os bytes de imagem representam cerca de metade de todos os bytes em uma página média. Basicamente, sem otimização de imagem, metade do seu site não é otimizado. Ao aplicar diferentes técnicas de otimização, você pode reduzir o tamanho do arquivo de imagem, permitindo que o navegador baixe e processe-os mais rapidamente.
As soluções:
- A compactação de imagem é o processo de tornar uma imagem menor. A compactação com perdas reduz significativamente o tamanho do arquivo, mas diminui a qualidade da imagem. A compactação sem perdas não reduz tanto o tamanho do arquivo, mas mantém uma qualidade idêntica.
- O carregamento lento de imagem significa carregar apenas as imagens que os usuários estão visualizando no momento. Como resultado, se o usuário não rolar para uma imagem, ela nunca será carregada.
- Os formatos de imagem de última geração (PEG 2000, JPEG XR, AVIF e WebP) têm melhores características de compressão e qualidade. Usá-los permite reduzir o tamanho do arquivo sem comprometer muito a qualidade.