Você tem conhecimento sobre o método PDCA?

Você tem conhecimento sobre o método PDCA?

O ciclo PDCA (que significa “plan-do-check-act”) é um modelo usado para otimizar processos básicos de negócios.

Esse método é tão amplamente aplicável que não pode ser reduzido a uma única área de negócios. Mas o marketing é um dos melhores lugares para usá-lo.

De uma perspectiva de marketing, então, o PDCA pode ser visto como um processo que você pode usar para testar e desenvolver melhores estratégias de marketing para o seu negócio.

Quebrando o ciclo PDCA

Como você provavelmente adivinhou pelo nome, o ciclo PDCA consiste em quatro etapas: planejar, fazer, verificar e agir. Cada uma dessas etapas é essencial para o processo, mas pode ser difícil descobrir o que elas significam quando se resumem a uma única palavra.

Então, o que significa cada etapa do processo? Continue lendo para descobrir!

1. Plano

A primeira etapa do processo PDCA é planejar. No estágio de planejamento, você descobre o que pretende fazer e quais resultados deseja que ele gere.

Durante esta fase, você deve se fazer perguntas como:

  • Que resultado eu quero conduzir?
  • Que métodos produzirão esse resultado?
  • O que vou fazer para executar esses métodos?

É importante apresentar um plano claro e conciso antes de passar para a próxima etapa. Isso não significa criar um objetivo vago e depois começar a trabalhar. Pelo contrário, você deve fazer seu plano o mais preciso possível.

Uma boa maneira de fazer isso é usar metas SMART . SMART significa:

  • Específico
  • Mensurável
  • Acionável
  • Relevante
  • Baseado no tempo

Seus objetivos devem ser claramente definidos para cada um desses parâmetros antes de começar a colocá-los em ação.  

2. Faça

Depois de ter um plano, é hora de executar o seu plano. É disso que se trata o estágio “fazer”. No entanto, você não deve colocar seu plano em ação em larga escala ainda. Para esta etapa do processo, você só quer fazê-lo em pequena escala e em um ambiente controlado.

Anteriormente, fizemos uma comparação com o método científico. Para retornar a essa analogia, pense nisso como o estágio de experimentação. Se um cientista quer testar um novo medicamento, ele não começa enviando-o para toda a população. A primeira vez que eles o usam, eles o fazem em um laboratório, provavelmente em sujeitos não humanos.

Da mesma forma, na primeira vez que você colocar seu plano de marketing para laudos nr10 em campinas ou de outro ramo em ação, você deve fazê-lo em uma escala limitada, observando atentamente para ver o que acontece. Este é um experimento, então trate-o como um. Por exemplo, você pode executar um teste A/B para dois anúncios pagos.

3. Verifique

A terceira etapa do processo PDCA é verificar seus resultados. Quando você testa seu plano, ele pode funcionar ou não. E se funcionar, pode haver alguns resultados inesperados ou outros fatores que você não previu. A etapa de “verificação” destina-se a ajudá-lo a analisar esses fatores.

Na maioria dos casos, os esforços de marketing produzirão resultados na forma de diferentes métricas que você pode acompanhar. Taxa de conversão , tráfego e retorno do investimento (ROI) são métricas de marketing comuns que você deseja analisar (dependendo do tipo de marketing testado).

Ao analisar suas métricas, você verá quais resultados seus esforços produziram. Se sua experiência foi bem-sucedida, isso é uma boa notícia. E se houver problemas com ele, esta etapa existe para ajudá-lo a encontrá-los e corrigi-los no futuro.

Por exemplo, talvez você veja que seu anúncio tem uma baixa taxa de cliques (CTR), então você otimiza isso.

4. Agir

A etapa final do processo é a etapa de “agir”. É aqui que você coloca seu plano em ação em uma escala maior. Se a etapa “fazer” era equivalente a testar um novo medicamento em laboratório, a etapa “agir” equivale a liberar esse medicamento ao público.

Em marketing, você está trabalhando com materiais de marketing e as pessoas que os recebem são clientes em potencial. Portanto, a etapa “fazer” foi onde você testou um novo material de marketing em um público pequeno, enquanto a etapa “agir” é onde você começa a implementá-lo em suas campanhas de grande escala. Se você descobrir que um e-mail tem uma baixa taxa de abertura na etapa anterior, por exemplo, você pode trabalhar para tornar a linha de assunto mais atraente e começar a enviá-la para mais usuários.

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