Você sabe como usar as redes sociais para um restaurante? A melhor forma de realizar o marketing de uma empresa, é através das redes sociais na internet.
É preciso se render a essa nova forma de divulgação para não correr o risco de ser esquecido, pois a maioria das pessoas usam frequentemente suas redes sociais. Então a melhor opção é recorrer a elas.
Sites de avaliação e redes sociais são os primeiros mecanismos a serem explorados, isso significa que você deve saber como usar as redes sociais para um restaurante, disponibilizando um conteúdo que tenha utilidade, qualidade e transmita confiança nos serviços oferecidos.
Como usar as redes sociais para um restaurante: Postagens
As publicações precisam ser objetivas e úteis ao seu público através de fotos e vídeos. A seguir você verá algumas dicas de como usar as redes sociais para um restaurante e as melhores formas de fazer postagens. São elas:
- Faça boas fotos do restaurante;
- Invista em imagens de qualidade do seu cardápio;
- Utilize legendas e fotos que explorem bem sua proposta;
- Faça posts com imagens dos bastidores e da equipe de restaurante;
- Valorize o que você possui de vantagens, como: formas de pagamento, estacionamentos, entre outros;
- Informar os clientes sobre algumas coisas importantes que você não disponibiliza, por exemplo, deixar claro as bandeiras de cartões que não são aceitas. Isso pode evitar transtorno;
- Divulgue informações úteis como: dias e horários de funcionamento, endereço e telefones;
- Disponibilize um link para reservas, caso tenha.
Frequência e horário ideal das postagens?
Se você ainda tem dúvida de como usar as redes sociais para um restaurante, saiba que, em primeiro lugar, as postagens precisam ser constantes.
Pois, a sua contínua presença nas redes sociais indica que seu restaurante está na ativa e com um fluxo constante.
Observando as visualizações você pode criar um cronograma de postagens. Esteja atento às interações, na forma de likes (curtidas) e comentários, assim ficará mais fácil saber quando a maioria está online e com qual frequência postar.
O ideal é pelo menos três dias na semana, alinhando as publicações em diferentes formatos (stories, reels e posts) e em horários oportunos.
Por exemplo, para casos de restaurantes que servem o almoço, é interessante postar entre 11h30 e 14h, já para quem serve jantar, você pode iniciar os posts a partir das 18h.
Interação e engajamento
Duas coisas importantes para você que não sabe como usar as redes sociais para um restaurante, são: a interação e engajamento. Ou seja, responder as pessoas no perfil da empresa e cativar seus clientes de forma que ele se sinta especial e crie um vínculo com a empresa, são essenciais!
Para criar um relacionamento forte com o público sempre comente, curta e compartilhe sempre que mencionado por seu público.
E o engajamento? Incentive seus clientes a postarem e marcar o seu restaurante nas redes sociais e reposte sempre que possível.
Em caso, por exemplo, de um restaurante de comida mexicana, faça seus posts e stories a respeito de curiosidades e informações do México ou detalhe sobre os ingredientes daquele prato. Enfim, crie sempre maneiras de fazer com que seu público participe de enquetes e interaja em seu perfil.
Como usar as redes sociais para um restaurante: Informações atualizadas
O segredo de como usar as redes sociais para um restaurante é também manter sempre seu perfil atualizado. Tenha sempre de fácil acesso do cliente seus contatos, a biografia do perfil bem objetiva e as fotos atualizadas do ambiente e do cardápio.
Seja claro quando acontecerem mudanças significativas para evitar as experiências negativas.Sempre use suas mídias sociais para falar das novidades e alterações que sejam importantes, seja física, em cardápio ou entre outras.
Caso o seu restaurante esteja localizado no interior, acesse outros perfis de restaurantes localizados em grandes centros, pois eles podem fornecer tendências do mercado que ainda não chegaram na sua cidade.
Não se esqueça de mostrar nas redes sociais a experiência que seu cliente terá em seu restaurante e destaque o seu diferencial dos outros concorrentes.