A mídia social é uma ótima maneira de expandir e alcançar seu público-alvo e criar fidelidade à marca. E com mais de 50% dos americanos seguindo suas marcas favoritas nas mídias sociais, é essencial desenvolver ideias exclusivas de marketing de mídia social para manter os usuários engajados.
1. Conecte-se com influenciadores
Os influenciadores de mídia social construíram seguidores confiáveis nas plataformas de mídia social e cujas opiniões são confiáveis e valorizadas pelos consumidores.
Ao se conectar com influenciadores, você pode compartilhar seus produtos e serviços com o público deles e divulgar mais sua marca. Ao identificar influenciadores com muitos seguidores, você pode aumentar com sucesso sua visibilidade online e gerar mais vendas e receita para sua empresa.
Exemplo: Óculos CR7
Neste exemplo, a CR7 Eyewear conectou-se com o influenciador de mídia social e jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, que tem mais de 149 milhões de seguidores.
Ao se conectar com uma figura tão popular nas redes sociais, a CR7 Eyewear consegue promover seus produtos para milhões de pessoas que confiam e valorizam a opinião de Ronaldo.
2. Junte-se às hashtags populares
Uma ótima maneira de se manter atualizado com as últimas tendências nas mídias sociais é juntar-se a hashtags de tendências e postagens divertidas que já têm um público fiel.
Ao acompanhar as últimas tendências, você também postará com mais regularidade e interagirá com seu público. Participar de hashtags semanais divertidas, como “#ThrowbackThursday”, pode ajudá-lo a aumentar seus seguidores nas mídias sociais e a se envolver mais com a comunidade online.
Você também pode criar suas próprias hashtags e incentivar seus seguidores a participar e compartilhar postagens.
Exemplo: lojas de alimentos gigantes
A Giant Food Stores frequentemente se junta a hashtags semanais e de tendências em suas páginas de mídia social e até foca o design de alguns de seus anúncios em hashtags semanais.
Ao participar de tendências divertidas de mídia social, a Giant pode se envolver frequentemente com seus seguidores e anunciar seus produtos para mais pessoas usando hashtags que já têm um público fiel.
3. Siga seus concorrentes
Estar um passo à frente de seus concorrentes é essencial para expandir seus negócios e aumentar suas vendas. E a mídia social fornece a melhor plataforma para acompanhar a concorrência gratuitamente. Certifique-se de monitorar as páginas de mídia social do seu concorrente para ver suas postagens e atualizações.
Você também pode ver quais tipos de postagens obtêm mais curtidas e compartilhamentos, para poder seguir o exemplo deles.
Exemplo: Wendy’s e McDonald’s
Wendy’s e McDonald’s são concorrentes conhecidos na indústria de fast-food.
Eles frequentemente seguem as postagens e atualizações uns dos outros para ficarem um passo à frente uns dos outros e até usam as mídias sociais para apontar como seus produtos são superiores.
Ao seguir seus concorrentes nas mídias sociais, tanto Wendy’s quanto McDonald’s podem sempre acompanhar a concorrência e mostrar aos consumidores os benefícios de sua marca em relação à outra.
4. Lance concursos divertidos
Todos nós adoramos brindes gratuitos, e seus seguidores também vão adorar. Use suas plataformas de mídia social para lançar concursos divertidos para gerar mais engajamento do público em sua página.
Você pode doar alguns de seus produtos, oferecer descontos ou oferecer outra coisa que seu público adoraria.
Você pode realizar concursos de curtidas e compartilhamentos, legendas ou memes que podem divulgar sua marca e criar uma comunidade envolvente em sua página.
Exemplo: Pepsi
Neste exemplo, a Pepsi realizou um concurso de fotos nas redes sociais para celebrar sua colaboração com a Peeps.
Adoramos este exemplo porque a Pepsi aumentou a conscientização sobre sua nova colaboração e produto e também gerou mais engajamento em sua página de mídia social.
Ao realizar concursos como esse em suas redes sociais, você pode ampliar seu público e disponibilizar mais uma plataforma para divulgar seus produtos e serviços.