O marketing orientado a dados pode oferecer muitos benefícios para sua empresa e ajudá-lo a obter informações valiosas para informar sua campanha de marketing.
Mas como você pode coletar e usar esses dados de forma eficaz para aproveitar esses benefícios? Aqui estão três exemplos notáveis de marketing orientado a dados para ajudá-lo:
1. Use ferramentas de rastreamento de dados para coletar dados essenciais
Primeiro, você precisará coletar dados cruciais antes de usá-los para informar suas campanhas de marketing. Felizmente, existem muitas ferramentas de marketing de rastreamento de dados para ajudá-lo a acompanhar o sucesso de suas estratégias de marketing, como nossa plataforma líder de mercado desenvolvida pelo IBM Watson, MarketingCloudFX.
Com o MarketingCloudFX, você pode ficar à frente das tendências com o aprendizado de máquina de IA do Google e ter acesso a vários pontos de dados para fornecer insights valiosos sobre suas estratégias de marketing.
Por exemplo, você pode visualizar as fontes de ligações e vendas, receber uma análise abrangente do seu conteúdo, acompanhar como seus leads chegam ao seu site e quais páginas eles visitam e acompanhar o desempenho do seu mecanismo de pesquisa.
O MarketingCloudFX cuida do trabalho pesado, oferecendo acesso a dados essenciais do cliente e fornecendo soluções de marketing criativas e eficazes.
2. Use dados de um canal de marketing para informar outros
Para obter o maior ROI de suas estratégias de marketing, é essencial implementar campanhas que sejam bem-sucedidas e gerem resultados.
Uma das melhores maneiras de desenvolver campanhas de sucesso é usar dados de um canal de marketing para informar outro para impulsionar seus resultados.
Por exemplo, você pode usar dados de seus anúncios de pagamento por clique (PPC) para ajudar a informar suas estratégias de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) . Ao executar uma campanha de PPC, você obterá informações valiosas sobre as palavras-chave segmentadas que usa, como volume de pesquisa, taxa de conversão e onde essas palavras-chave estão localizadas no funil de marketing.
Você pode usar esses dados para ajudar a informar suas estratégias de SEO e segmentar palavras-chave com maior probabilidade de gerar leads e aumentar seu tráfego e conversões na web.
3. Use o comportamento do cliente para otimizar seu site
Um excelente benefício do marketing orientado a dados é que ele permite que você entenda melhor o comportamento de seus clientes. Você pode ver quais páginas eles mais gostam, onde passam a maior parte do tempo em seu site, onde estão no funil e onde seus clientes podem estar saindo do funil.
Você pode usar esses dados para otimizar seu site para uma melhor experiência do usuário para manter seus leads e aumentar suas conversões. E quando 94% das primeiras impressões estão relacionadas ao seu web design, é essencial priorizar seu web design para a melhor experiência do usuário. Os dados de comportamento do cliente também permitem que você identifique quaisquer áreas problemáticas em seu site para resolvê-las e melhorá-lo.