O que é um consultor de marketing digital?

O que é um consultor de marketing digital?

Um consultor de marketing digital é alguém que lida com parte ou toda a sua estratégia de marketing digital . O dia-a-dia do trabalho de um profissional de marketing varia de empresa para empresa, pois cada empresa tem necessidades diferentes.

Uma empresa pode precisar apenas de ajuda com SEO e mídia social, enquanto outra precisa de uma agência de serviço completo para cobrir todas as suas necessidades de marketing. Tudo depende da sua situação específica.

Mesmo que as áreas específicas de marketing que um consultor lida com eles possam variar, existem algumas tarefas que eles farão (ou deveriam fazer) não importa o quê. Isso inclui:

  • Manter-se atualizado sobre as atualizações de diferentes canais de marketing digital, como atualizações de algoritmos do Google ou novos recursos de mídia social
  • Pesquisando sua empresa , setor e concorrentes para obter insights
  • Analisando seu público e o que eles fazem online
  • Montando novas estratégias
  • Testar diferentes partes de suas campanhas para ver quais táticas obtêm os melhores resultados
  • Monitoramento e relatórios sobre o desempenho da sua campanha

O monitoramento e a geração de relatórios são especialmente importantes porque os dados de suas campanhas anteriores e atuais devem ajudar a orientar tudo o que você fizer no futuro. Se você contratar um consultor de marketing digital, ele deve apresentar essas informações sem jargões e quaisquer detalhes confusos. Nenhum acrônimo inexplicável permitido.

Basicamente, sua contratação deve facilitar seu sucesso com o marketing digital.

Não há vergonha em pedir provas de trabalhos anteriores ou analisar avaliações antes de contratar alguém para lidar com sua estratégia. Você não quer investir em um profissional de marketing ou agência que custa mais dinheiro do que eles ganham.

O que é marketing digital?

O marketing digital é uma forma de promoção de negócios que usa uma variedade de estratégias para alcançar pessoas na Internet.

Enquanto as campanhas de marketing tradicionais usam formatos de publicidade offline, como anúncios de televisão, rádio e jornais, o marketing digital usa canais online, como mídias sociais e mecanismos de busca, para se comunicar com os consumidores.

As estratégias comuns de marketing digital usadas por consultores de marketing digital são:

  • Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) , que se concentra em diferentes táticas que ajudam seu site a aparecer em mecanismos de pesquisa como Google ou Bing
  • Marketing de conteúdo , o que significa usar diferentes formas de conteúdo – como vídeos, postagens de blog, guias para download e gráficos, para alcançar seu público na web
  • Marketing por e-mail , que está se comunicando com clientes em potencial por meio de conteúdo de e-mail, como um boletim informativo semanal ou campanhas de gotejamento automatizadas
  • Marketing de mídia social , que usa plataformas como Facebook, Twitter e LinkedIn para interagir com o público
  • Publicidade digital , o que significa segmentar públicos específicos com anúncios online pagos
  • Automação de marketing , que usa a tecnologia para automatizar diferentes tarefas de marketing
  • Web design e desenvolvimento , focados na criação, manutenção e atualização de sites que criam uma ótima experiência para os usuários da web

Embora você não precise fazer cada uma dessas táticas, nossa equipe de marketing digital recomenda que você experimente algumas delas (ou atualize sua estratégia de marketing digital atual).

Você pode aprender mais sobre cada tática que mencionei em nosso canal do YouTube e em nosso site .

Se você não tem muito tempo livre para gerenciar suas campanhas digitais ou quer tentar algo novo, mas não sabe como começar, você pode contratar um consultor de estratégia de marketing digital.

Você pode contratar alguém interno se quiser uma pessoa no escritório e se estiver disposto a investir em salário, benefícios, equipamentos, treinamento e ferramentas. Mas uma opção mais econômica seria terceirizar sua estratégia para uma agência ou freelancer que tenha experiência em seu setor.

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